Marcelo Cardoso é o novo comandante do Americano
O técnico Marcelo Cardoso é o novo comandante do Americano. O anuncio aconteceu na tarde desta terça-feira (9) nas redes sociais do clube. Ele terá o primeiro desafio no sábado (13), contra o Serrano, no Estádio Antônio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira, às 14h45, em jogo válido pela 9ª rodada do Campeonato Carioca Série A2.
O novo comandante alvinegro falou da expectativa para assumir o Americano.
“Primeiramente é um prazer é um prazer ter a oportunidade de dirigir o Americano, um clube tradicional a nível estadual e a nível nacional também, especialmente para nós que somos do Rio de Janeiro. Neste clube que cresci e vi o Americano brilhar, brigar e sempre na elite do futebol, do Estado e do Brasil. Então, agradeço muito a oportunidade dada pelo presidente Tolentino, que vem fazendo um trabalho à frente do clube. Um projeto de restruturação, que demanda tempo e muita dedicação”, disse.
O técnico também reforçou a importância de ter bons resultados nas duas competições em que o Americano disputa.
“Estamos envolvidos em duas competições importantes, o Estadual e a Copa Rio. O Americano vai tentar e procurar uma performance satisfatórias nessas competições. E buscando sempre o melhor resultado possível”, falou.
Currículo e experiência:
Em seu currículo, Marcelo começou a carreira como técnico no meados da década de 90, no futebol carioca. América, Olaria, Portuguesa e América de Três Rios foram os primeiros times do treinador.
Depois de seguir para o mundo árabe, Marcelo Cardoso foi técnico dos times sub-20 das seleções do Catar e dos Emirados Árabes Unidos, na década de 1990.
Intercalando com passagens por Remo e Joinville, Marcelo Cardoso passou pelo futebol árabe e africano (Tunísia) tendo comandado times como Al-Ahli, Al-Jazira, Al-Sharjah, Al-Whada, Esperance de Tunis, Al-Shaab, Al-Dhafra, Al-Khaleej.
Por fim, Marcelo Cardoso também trabalhou no futebol asiático, no South China Athletic Association, equipe da 1ª divisão de Hong Kong e maior campeã do país. Seus últimos clubes foram no Brasil, quando comandou o Jaraguá, de Santa Catarina, em 2017 e o Atlético Paraense, em 2019 e o São Mateus, do Espírito Santo, em 2021.
Seu último clube foi o Vipers S. da, Uganda.
Texto: Kamilla Póvoa – Ascom/AFC.