Sem depender de ninguém
A vitória do América sobre o rival nesta quinta-feira, dia 10 de janeiro, impediu a classificação antecipada do Americano para a fase principal da Série A do Campeonato Estadual, mas não mudou o rumo da equipe nesta Fase Preliminar. Na última rodada, que será disputada no domingo, dia 13, o Alvinegro depende de um empate contra o Resende, no Sul Fluminense, para carimbar o passaporte para disputar a Taça Guanabara.
Com dez pontos, o time campista tem três de vantagem sobre o América, terceiro colocado, e dois sobre o Resende, vice-líder. Dependendo de uma combinação de resultados, até uma derrota classifica o Americano, desde que o América não tire a diferença do saldo de gols e gols pró (4 a 1 e 6 a 3, respectivamente). No quarto critério de desempate, confronto direto, a vantagem é alvinegra.
Independente do complemento da penúltima rodada, a comissão técnica manteve o planejamento de treinos desde esta quinta-feira e viagem na véspera da partida. O treinador Josué Teixeira admite que é positivo jogar com a vantagem, mas que não tem motivo para fazer alterações táticas na equipe.
“Até aqui ninguém deu nada para o Americano, tudo foi conquistado. Temos uma boa vantagem, mas não vamos mudar em nada a nossa forma de jogar e trabalhar. Já tínhamos conversado com os jogadores sobre a programação desde o início da semana e vamos mantê-la”, explicou o técnico para o site oficial do clube.
Suspenso preventivamente pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/RJ) por 30 dias pela expulsão no clássico, o zagueiro Admilton segue de fora da equipe. O capitão ficou ausente nos últimos dois jogos e foi substituído por Espinho. Com uma contusão no joelho, o meia Flamel é dúvida.